Muito mais do que um simples capricho estético, a lavagem de motor também ajuda a prolongar a vida útil de alguns componentes internos, como borrachas e plásticos, garantindo o bom funcionamento do motor e ajudando a manter o carro valorizado.
Antigamente, era muito comum lavar a motor do carro com uma mangueira de jardim e, como esses veículos não possuíam nenhum tipo de eletrônica embarcada, os riscos eram mínimos.
Os únicos problemas que poderiam acontecer durante a lavagem do motor de um veículo eram com relação ao alternador (ou dínamo de bateria) ou ao distribuidor, que não poderiam molhar.
Mas, hoje em dia, a história é outra, cada vez mais, os carros têm se tornado verdadeiros “computadores sobre rodas” devido à grande quantidade de tecnologia embarcada. Com isso, a lavagem do motor ainda pode, sim, ser realizada, mas requer alguns cuidados especiais.
Por que lavar o motor do carro?
A limpeza do motor não é só uma questão de estética, quando realizada corretamente por especialistas, a lavagem do motor evita o ressecamento precoce das borrachas e preserva os plásticos internos.
Além de também facilitar a limpeza futura, a lavagem de motor garante um aspecto mais original, o que valoriza o carro na hora da revenda.
Quando é necessário lavar o motor do carro?
O prazo para realizar uma lavagem de motor depende das condições de uso e finalidades da lavagem. Por exemplo: quem dirige por estradas de terra, tem de realizar a lavagem do motor com maior frequência.
Agora, há casos em que a lavagem do motor se faz necessária para identificar possíveis defeitos na parte mecânica do carro, como a origem de um possível vazamento de óleo, por exemplo.
Água no motor estraga os componentes?
A água pode ser um verdadeiro vilão para os componentes do motor. Um simples jato d'água na região do cofre do motor, por exemplo, pode comprometer a central eletrônica (ECU), causando uma pane geral.
O cofre do motor resguarda diversos componentes elétricos e eletrônicos, como módulos de gerenciamento, que não podem ter contato com a água justamente para não serem danificados.
Por isso, itens como módulos de injeção eletrônica e ABS, bateria, alternador, bobina, caixas de fusíveis e relés devem ser precisamente isolados com sacos plásticos ou outros materiais impermeáveis durante a lavagem do motor.
Tipos de Lavagens de Motor
É importante ressaltar que um profissional de Estética Automotiva Premium não entende somente de produtos químicos e panos, mas também de Mecânica Automotiva, justamente para não danificar qualquer componente do carro durante a realização de um serviço, portanto a escolha de um bom profissional é fundamental para que não ocorra nenhum problema até mesmo em uma “simples lavagem de motor”.
Lavagem do Motor a Seco
Também conhecida por lavagem técnica, a lavagem do motor a seco é realizada apenas com panos de microfibra, pincéis, borrifador de compressão e xampus específicos.
Apesar do nome, a lavagem do motor a seco envolve a aplicação de produtos líquidos com o pano de microfibra e pincéis, mas não envolve água para remoção dos mesmos.
Os estágios do processo envolvem a descarbonização do corpo de borboleta (TBI), aplicação de produtos específicos para lavagem a seco, aplicação do desengripante para lubrificar componentes e remover a oxidação de parafusos do motor, e aplicação de verniz ou silicone finalizador e protetor para o tratamento das mangueiras e peças de plástico, o que confere brilho e cria uma película protetora sobre os componentes internos.
Lavagem do Motor a Vapor
A lavagem do motor com vapor é uma solução segura e eficiente contra danos elétricos, já que utiliza pouquíssima água e o limpador a vapor (popularmente conhecido por Vaporetto) garante uma limpeza bem precisa e detalhada.
O serviço pode ser encontrado em centros automotivos especializados em Estética Automotiva Premium, porém depende de uma avaliação prévia para ser realizado.
Principais cuidados com a lavagem do motor
1. EPI (Equipamento de Proteção Individual)
Sempre que um serviço envolve produtos químicos, é indispensável o uso de EPI: luva, óculos e, de preferência, uma máscara de proteção.
2. Isolamento
Não se deve aplicar nenhum produto no motor do carro sem antes isolar devidamente as regiões sensíveis, como módulos de injeção eletrônica e ABS, bateria, alternador, bobina, caixas de fusíveis e relés para não causar nenhuma pane elétrica.
3. Ambiente isolado
A lavagem do motor deve ser realizada preferencialmente na sombra, para evitar que a ação dos raios solares ou da chuva interfiram sobre os produtos utilizados durante a limpeza.
4. Produtos específicos
Não utilize produtos derivados de petróleo, como desengraxantes, detergentes (nem mesmo o neutro) ou sabão em pó para evitar a corrosão de componentes internos de borracha do compartimento do motor.
Atualmente, o mercado de Estética Automotiva Premium já oferece alguns produtos biodegradáveis, produzidos a partir do extrato da laranja, com a promessa de que não ressecam plásticos e borrachas e podem ser utilizados em rodas, calotas e até mesmo ferros encardidos.
5. Tempo de aplicação dos produtos
Os produtos específicos utilizados na durante a lavagem do motor possuem pH ácido e não devem agir por mais de 5 minutos. O correto é realizar um enxágue em abundância e depois, se possível, neutralizar as áreas onde o produto foi aplicado com um produto alcalino.
A limpeza do motor deve ser sempre realizada com o motor frio e respeitando todos os cuidados básicos de segurança.
Embora alguns entusiastas gostem de se aventurar no universo da Estética Automotiva, inclusive arriscando a lavagem do motor na garagem de casa, o ideal é sempre procurar apoio profissional.
A High Clean é uma estética automotiva que entende bem o protocolo de cada modelo de carro, o que é imprescindível para que o serviço seja feito sem causar nenhum risco ao automóvel, com garantia de qualidade profissional especializada.
Traga seu carro e deixe o motor “novinho em folha”.
Rua Nicolau Barreto,22 Brooklin – SP
Tel. (11)2639-2922| WhatsApp (11) 93323-2233
Seu carro merece os cuidados High Clean!
تعليقات